Curso de Graduação em
Agronomia

Histórico

A Universidade Federal de Viçosa sempre demonstrou em seu Campus Florestal sua vocação agropecuária, sendo reconhecida e atuante na formação de profissionais da área, disponibilizando diversas modalidades de Cursos técnicos.  Com localização privilegiada na Região Metropolitana de Belo Horizonte e corpo docente qualificado tem papel de destaque na região.

A participação do referido Campus no Reuni, com contratação de docentes das áreas de licenciatura de biologia, química, física e matemática, trouxe novas perspectivas para a comunidade. O investimento realizado nas contratações e infraestrutura abriu possibilidades de implantação de outros Cursos, com destaque para a Agronomia, que somado ao corpo docente e estrutura já existente, tornou evidente sua viabilidade.

O profissional de agronomia está em ascensão no contexto socioeconômico mundial devido ao aumento da população e a diminuição das áreas agrícolas, resultando em crescente demanda por uma produção agrícola sustentável, eficiente e lucrativa.

O setor agrícola pode ser considerado fundamental para o crescimento econômico ao propiciar a interligação entre os demais setores econômicos através da produção de matérias primas e alimentos para o consumo. No Estado de Minas Gerais essa interligação exerce um papel ativo, estimulando os segmentos da indústria, do comércio e dos serviços.

A agricultura tem ganhado ainda mais espaço ao longo dos últimos anos na economia estadual, mostrando-se um setor em constante expansão e, suscitando interesse na análise da estrutura produtiva do estado, de forma a contribuir para a elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento do setor em Minas Gerais (Bastos e Gomes, 2008).

A vocação agropecuária do estado fortalece o Curso de Agronomia da UFV – Campus Florestal.  Além disso, a criação do Campus trouxe novas perspectivas para a região, por se tratar de uma instituição publica universitária que tem como um dos seus compromissos o desenvolvimento regional.

Com base nesta realidade objetiva-se que o Curso de Agronomia da UFV – Campus  Florestal contribua diretamente com a missão de promover a formação de profissionais cidadãos, aptos a valorizar as referências das culturas locais e a contribuir para o desenvolvimento regional e nacional.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress